Marca registrada
Uma marca registrada permite distingui-la de todas as outras, ao nível de produtos de serviços. Por outro lado, protege a sua marca legalmente, posto que tanto o nome como o logotipo ficaram sempre registados., por outro lado, proporciona:
Vantagens de ter uma marca registrada:
- durabilidade de 10 anos como marca registrada, havendo a possibilidade de renovar;
- gera confiança no consumidor;
- não haverá nenhuma marca ou produto idêntico à marca registrada;
- evita que outras pessoas e entidades produzam, fabriquem, vendam ou explorem comercialmente o sinal protegido, sem a sua autorização.

Só o Instituto Nacional da Propriedade Industrial pode garantir o direito de uso exclusivo de uma marca ou outros sinais usados no comércio.
Depois da marca registrada vem a construção da marca
A construção de uma marca não é só um momento de inspiração, é também um conjunto de elementos, todos eles interligados entre si. É um trabalho exigente que obriga muita dedicação, esforço e foco. Hoje em dia, a criação e permanência de uma marca, é um exercício complexo, primeiro pelas exigências e constantes mudanças do consumidor e, por outro lado, proporcionar experiências únicas ao consumidor. Para que tal suceda, é necessário trabalhar em 4 áreas:
Para construir uma marca é necessário:
1- Estratégia: suporta todo o processo de criação, é a base para uma construção sólida e coerente, é o manual do presente e do futuro de uma marca. Para tal, deve-se ter em consideração:
- Propósito;
- Proposta de valor;
- Personalidade;
- Pilares;
- Território da marca.
2- Identidade: é o que a distingue das outras. Uma vez identificada e desenvolvida vai ressaltar o seu ADN , assim como, facilitar o reconhecimento e identificação da mesma, permite perdurar no tempo e poderá ser aplicada em todo o tipo de suportes. A sua identidade reúne todos os estímulos sensoriais proporcionando ao cliente experimentar a real essência da marca.

3- Ativação da marca: implica todas as iniciativas, planos, campanhas, ações necessárias para construir a imagem e a experiências que desejamos proporcionar ao consumidor. Para tal, é necessários 4 etapas:
- Identificação de touchpoints;
- Construção do costumer jorney;
- Construir experiências;
- Monitorizar.
4- Gestão da marca: fundamental para definir, criar, implementar, coordenar e monitorizar. Para tal, deve ter em consideração a direção estratégica; organização e responsabilidades do gestor; processos de gestão; cultura e liderança; relação com o grupo; riscos que pode afetar o desenvolvimento da marca e ferramentas de gestão.
“Um dos clichês mais populares em Marketing, hoje, é dizer que uma empresa vitoriosa é aquela que está sempre superando a expectativa dos clientes. Atender às expectativas dos clientes irá apenas satisfazê-los; excedê-las irá encantá-los.”
Além destas quatro etapas fundamentais, não podemos esquecer da competitividade feroz e existente no mercado atual, exigindo às marcas uma total capacidade de resiliência e adaptabilidade.